RD Andrade Advocacia
Escritório Virtual no Metaverso
O termo surgiu em um livro de ficção (Snow Crash, de Neal Stephenson), de 1992, e que junta os termos gregos “meta”, que significa “além”, e o termo “verso”, que significa “universo”.
Atualmente, o termo está ligado com a possibilidade de se estabelecer relações sociais e econômicas, dentre outras, através de realidade virtual, onde as pessoas podem assumir personagens - os famosos avatares – que as representem, cujos efeitos tanto podem permanecer somente no plano virtual, como podem se consubstanciar em demandas reais.
Como exemplos, já são recorrentes as feiras do agronegócio, shows de música, exposições de arte em geral, reuniões de trabalho, escolas (aulas e atividades realizadas pelos docentes em ambiente de realidade aumentada), venda e compra de produtos e imóveis virtuais, dentre uma série de outras atividades.
E o Direito, onde entra nessa história?
Em 13 de setembro de 2022, a Justiça Federal da Paraíba realizou a primeira audiência em ambiente de realidade aumentada e imersiva (através de ferramentas que proporcionam a sensação de estar dentro do ambiente virtual), de conciliação, onde as partes se fizeram presentes através dos seus respectivos avatares.
Ou seja, além de legal, pode apresentar consideráveis vantagens para os clientes ou partes:
Permite maior privacidade e confidencialidade para o cliente, em especial nos casos em que há conteúdos sensíveis, ou mesmo questões relevantes relativas à notoriedade do mesmo, ou aspectos físicos decorrentes da própria causa da consulta, que venham a causar algum tipo de constrangimento.
Também pode proporcionar um ambiente mais amigável nos casos em que as partes tenham eventualmente dificuldades momentâneas de estabelecer contato presencial ou mesmo remoto, que pretendem, todavia, estabelecer um entendimento futuro, ainda que isso demande algum tipo de ação judicial.
A consultoria jurídica também é favorecida, pelos motivos acima elencados, principalmente porque promovem maior conscientização dos riscos e dos benefícios de uma litigância, ainda na fase pré-processual; desta forma, tanto o cliente ou as partes podem tomar a melhor decisão, com ou sem a necessidade de se entrar com uma ação junto ao Poder Judiciário.
O trabalho desenvolvido pelo Advogado neste ambiente não prescinde de todos os requisitos para a boa advocacia, como o respeito absoluto pela privacidade e confidencialidade entre profissional e seu cliente, a preservação dos dados pessoais de todas as partes envolvidas, e todas as exigências éticas inerentes ao exercício do bom Direito.
O atendimento consultivo no ambiente de realidade virtual, aumentada e imersiva, pode certamente, em casos específicos, ser uma ferramenta eficaz para o novo cliente, ou para os clientes que se encontram com obstáculos temporais, geográficos, ou mesmo em dúvida quanto à pertinência ou não para decidir pelo jurisdicionamento como forma de fazer valer seus interesses.
Agende sua consulta!